Beber Café!03/10/2017

Beber café!

De aroma inconfundível, de sabor autêntico e bebido com ponderação é a garantia de uma vida mais feliz e, evidentemente, mais saudável!

Desfrutar o café é sem dúvida um dos maiores prazeres simples encontrados…

Numa primeira abordagem iremos abordar de onde surge o café e a sua composição para que o leitor perceba que o café além de ser uma bebida deliciosa tem também propriedades que fomentam a saúde e o bem estar geral, desmistificando falsas questões sobre o consumo diário do mesmo.

Simplificando…

O Cafeeiro é o arbusto que fornece as sementes com as quais se produz esta bebida deliciosa e estimulante denominada de café! O café é produzido através dos grãos torrados do fruto do cafeeiro.

Tradicionalmente é servido quente mas hoje em dia é, também, consumido frio e gelado.

Na composição do café encontramos uma variedade de minerais (potássio, cálcio, magnésio, sódio, ferro…), vitaminas ( vitamina do complexo B) e um composto químico natural - o ácido clorogênico que tem um alto poder antioxidante, essenciais ao bom funcionamento do nosso organismo.

O café possui propriedades estimulantes e antioxidantes.

É considerado estimulante por possuir cafeína (geralmente 80 a 140 mg para cada 207 ml dependendo do método de preparação).

café estimula o sistema nervoso central que pode retardar a sensação do sono, aumentar a disposição geral e a energia, aumentar o raciocínio, regular a memória, fomentar o desempenho e resistência muscular, acelerar o metabolismo, pode ajudar a queimar gorduras e elevar os níveis de adrenalina… Pode, ainda, aumentar as habilidades cognitivas, psicomotoras e ser considerado um anti depressivo.

café tem um poder antioxidante ao proteger as células saudáveis contra a acção oxidante dos radicais livres denominadas de moléculas instáveis. Pode reduzir inflamações, doenças cardiovasculares, proteger o sistema imunológico, diminuir os riscos de desenvolver doenças como a Diabetes tipo 2, Alzheimer e Parkinson…

Tome café pelo prazer e pela sua saúde!