10 maneiras de fazer o seu café29/04/2019

Se acha que o café é igual em todo o lado, então está enganada. Além de haver vários tipos de grãos, com sabores muito diferentes uns dos outros, há também diversas formas de preparar esta bebida através de inúmeras receitas para apreciar o seu café.

Neste artigo falamos em 10 maneiras que pode preparar o seu café.

 

Café Expresso

Café Expresso - Blog Casa do Café

Feito através de uma máquina que passa o café moído na pressão, tem o sabor e aromas fortes. Tem também uma espuminha bem cremosa por cima do café de cor acastanhada – avelã.

 

Ristretto, ou então Curto

É um café expresso bem reduzido, só mesmo um golinho de café. Dessa forma, ele manifesta ao máximo seu aroma e contém um baixo teor de cafeína. Os italianos dizem que só na Itália é possível encontrar um café ristretto “de verdade”.

 

Lungo, ou longo

É o contrário ao do curto. Em vez de parar o processo logo nas primeiras gotas, deixa a água escorrer da máquina mais um pouco e faça um expresso mais fraquinho. É menos denso e contém maior quantidade de cafeína.

 

Corretto, ou então “com cheirinho”

O café “corretto” (“com cheirinho”, em Português) é feito através do acrescentar de uma dose de bebida alcoólica (que pode ser um licor, água ardente, conhaque etc) ao expresso.

 

Irish Coffee

É do género do café corretto mas neste caso quando juntamos com whisky tem um nome especial: Irish Coffee.

 

Macchiato

Em Portugal é masis conhecido por “Pingo” (Na zona do Norte) ou “Garoto” (Zona de Lisboa). Comoo café é quente e o leite é frio, algum cafés usam um tipo de creme de leite mais líquido para não estar tão frio.

 

Caffè latte

Corresponde à nossa “meia de leite”. A diferença dele para o macchiato é que o caffè latte tem uma quantidade maior de leite.

 

Cappuccino

Cappuccino, do italiano é um tipo de café com influencia de Itália preparada através de café expresso e leite. Um cappuccino clássico consiste em um terço de café expresso, um terço de leite vaporizado e um terço de espuma de leite vaporizada

 

Americano

O café americano ou simplesmente Americano é um estilo de café preparado por adição de água quente no café, dando uma força semelhante, mas sabor diferente, do café do gotejamento regular. A força de um Americano varia com o número de colheres de café e da quantidade de água adicionada.

 

Café Moka ( para se fazer através de cafeteira)A máquina moka é fácil de utilizar e produz um café com corpo e rico em aromas.

A máquina para o fazer é conhecida com a “Cafeteira”, a mais conhecida tem a forma de uma ampulheta, podendo ser encontrada em formas e estilos diferentes. Embora o design mude, o princípio de funcionamento é o mesmo: a água da base aquece, a pressão do vapor a 2 atmosferas passa através do café moído e está pronto para ser consumido. Para que o café saia perfeito, a moagem não deve ser muito fina e deve ser feita em fogo brando. Não manter a cafeteira sobre o fogo por muito tempo.

 

Comentários

Sem comentários

Deixe a sua opinião.