3 Benefícios de uma pausa para café no trabalho11/02/2019

3 Benefícios de uma pausa para café no trabalho

A procura das empresas por mais produtividade é sempre um enorme desafio, os diretores das empresas procuram sempre criar dinâmicas ou oferecer certos momentos aos seus funcionários para estes descontraírem e produzirem mais num ambiente saudável que proporcione isso.

Este artigo fala-nos sobre os benefícios que uma pausa para o café trás aos funcionários de uma empresa, confira quais são.

  1. Aumento da produtividade

Num estudo realizado em 2010 pela London School of Hygiene and Tropical Medicine comprovou que existe uma relação direta entre a ingestão de cafeína dos funcionários de uma empresa e o aumento da produtividade e bom desempenho das empresas.

Segundo o estudo, a pausa já em si dá mais energia e foco do funcionário ao retomar das atividades. E quando essa pausa é associada à ingestão do café, os efeitos da cafeína no organismo contribuem com o aumento ainda maior da memória e concentração o que leva à redução de erros e, consequentemente, ao aumento de produtividade.

  1. Motivação

Pesquisas realizadas nos Estados Unidos e em Copenhaga mostram que, quando a pausa para o café é proporcionada pelas empresas, torna-se numa grande diferença na motivação diária dos funcionários.

Segundo outra pesquisa conduzida pela Keurig Incorporated, 37% dos funcionários entrevistados preferem ter disponível diariamente um café fresco no escritório do que uma festa de fim de ano oferecida pela empresa.

  • 3 de cada 5 respondentes disseram que esses pequenos benefícios os fazem se sentir mais valorizados pela empresa e, portanto, trabalham mais motivados e dão o seu melhor;
  • 84% dos respondentes consideram as pausas “importantes” ou “indispensáveis” durante o período de trabalho;
  • 90% dos funcionários afirmaram que oferecer café de qualidade demonstra que a empresa se importa com o bem-estar dos funcionários.

  1. Melhor desempenho do organismo

Pesquisas britânicas, dinamarquesas e americanas já nos mostraram o suficiente para acreditarmos que investir num bom café para os funcionários das empresas e promover a pausa no trabalho são práticas benéficas para os resultados das mesmas, aumentando a produtividade dos colaboradores.

Outros estudos focados nos efeitos do café no organismo das pessoas dão-nos mais insights para termos certeza de que uma pausa para o café é positiva para um bom ambiente corporativo, e ainda trás benefícios para saúde ser for consumido de forma ponderada:

  • O café ajuda a combater dores de cabeça crónicas;
  • Aumenta a concentração e foco das pessoas;
  • Mantém as pessoas despertas e em estado de alerta.

 

Comentários

Sem comentários

Deixe a sua opinião.