9 benefícios do café para a saúde comprovados cientificamente13/05/2019

Beber café diariamente é um hábito saudável. Não acredita? Apresentamos 9 benefícios do café para a sua saúde comprovados cientificamente.

1. Reduz problemas cardíacos
Segundo um estudo da Universidade de Harvard (EUA) quatro chávenas de café diminuem em até 11% o risco de insuficiência cardíaca.

2. Ajuda no emagrecimento
De acordo com um estudo publicado no International Journal of Sports Nutrition e no Scandinavian Journal of Medicine and Science in Sports, a queima de gorduras ocorre graças à ativação do sistema nervoso simpático e a oxidação lipídica. A cafeína aumenta os níveis de adrenalina no sangue, que por sua vez dilui as células de gordura.

3. Previne diabetes
Um estudo, com cerca de 200 mil pessoas de todo o mundo comprovou uma redução de 35% da probabilidade de diabetes nas pessoas que consumiam pelo menos dois cafés por dia.

4. Previne o cancro
O Istituto di Ricerche Farmacologiche Mario Negri divulgou uma análise de pesquisas em que ocorreu uma redução de 41% do desenvolvimento do câncer de fígado em pessoas que bebem café em relação às que não consomem a bebida. 

5. Melhora a memória
A cafeína fortalece alguns tipos de memória num período até 24 horas após o seu consumo, como mostrou um estudo publicado no jornal cientifico Nature Neuroscience. A pesquisa foi realizada com 44 pessoas e comandada por investigadores da Universidade Johns Hopkins (EUA). 

6. Diminui o risco de pedras nos rins
O cálculo renal ocorre quando há formação de massas sólidas nos rins e canais urinários. A Universidade Católica do Sagrado Coração (Itália), levou a cabo um estudo com mais de 200 mil participantes e comprovaram que quem consumia mais café tinha um risco de até 31% menor de ter cálculo renal.

7. Previne o Alzheimer
Um estudo publicado pela revista científica Journal of Neuroinflammation mostra que a substância reforça a barreira sanguínea do cérebro, responsável por proteger o sistema nervoso central contra substâncias químicas presentes no sangue.

9. Combate inflamações
A Universidade de Stanford (EUA) comprovou que a cafeína age contra a inflamação crônica do corpo causada pelo envelhecimento.

9. Reduz risco de AVC
O Nurses Health Study fez uma análise a mais de 83 mil mulheres e mostrou que o consumo regular de café estava associado a uma redução no risco de derrame, devido ao efeito antioxidante da bebida.

Como se fossem preciso mais razões para beber café.

Comentários

Sem comentários

Deixe a sua opinião.