Blog Casa do Café

3 Benefícios de uma pausa para café no trabalho

11/02/2019

3 Benefícios de uma pausa para café no trabalho

A procura das empresas por mais produtividade é sempre um enorme desafio, os diretores das empresas procuram sempre criar dinâmicas ou oferecer certos momentos aos seus funcionários para estes descontraírem e produzirem mais num ambiente saudável que proporcione isso.

Este artigo fala-nos sobre os benefícios que uma pausa para o café trás aos funcionários de uma empresa, confira quais são.

  1. Aumento da produtividade

Num estudo realizado em 2010 pela London School of Hygiene and Tropical Medicine comprovou que existe uma relação direta entre a ingestão de cafeína dos funcionários de uma empresa e o aumento da produtividade e bom desempenho das empresas.

Segundo o estudo, a pausa já em si dá mais energia e foco do funcionário ao retomar das atividades. E quando essa pausa é associada à ingestão do café, os efeitos da cafeína no organismo contribuem com o aumento ainda maior da memória e concentração o que leva à redução de erros e, consequentemente, ao aumento de produtividade.

  1. Motivação

Pesquisas realizadas nos Estados Unidos e em Copenhaga mostram que, quando a pausa para o café é proporcionada pelas empresas, torna-se numa grande diferença na motivação diária dos funcionários.

Segundo outra pesquisa conduzida pela Keurig Incorporated, 37% dos funcionários entrevistados preferem ter disponível diariamente um café fresco no escritório do que uma festa de fim de ano oferecida pela empresa.

  • 3 de cada 5 respondentes disseram que esses pequenos benefícios os fazem se sentir mais valorizados pela empresa e, portanto, trabalham mais motivados e dão o seu melhor;
  • 84% dos respondentes consideram as pausas “importantes” ou “indispensáveis” durante o período de trabalho;
  • 90% dos funcionários afirmaram que oferecer café de qualidade demonstra que a empresa se importa com o bem-estar dos funcionários.

  1. Melhor desempenho do organismo

Pesquisas britânicas, dinamarquesas e americanas já nos mostraram o suficiente para acreditarmos que investir num bom café para os funcionários das empresas e promover a pausa no trabalho são práticas benéficas para os resultados das mesmas, aumentando a produtividade dos colaboradores.

Outros estudos focados nos efeitos do café no organismo das pessoas dão-nos mais insights para termos certeza de que uma pausa para o café é positiva para um bom ambiente corporativo, e ainda trás benefícios para saúde ser for consumido de forma ponderada:

  • O café ajuda a combater dores de cabeça crónicas;
  • Aumenta a concentração e foco das pessoas;
  • Mantém as pessoas despertas e em estado de alerta.

 

O Outono, o frio e o café!

03/10/2017

O Outono, o frio e o café!

…De mansinho, sem pré-aviso, chega o frio e uma necessidade intrínseca de ficar um pouco mais num lugar quentinho, confortável…em casa, num café, num salão de chá, numa pastelaria…onde possamos conversar alegremente com quem admiras, com quem amas, com quem partilhas momentos e emoções… mas no meio da nossa intimidade…fomos interrompidos eloquentemente… e os nossos sentidos esmorecem e enaltecem… ficamos rendidos ao cheirinho do café, preparado cuidadosamente para nos transcender à simplicidade da vida… o cheiro, o gosto e o seu sabor. Irresistível!

Beber café provoca em nós sensações inexplicáveis, um prazer simples e tão reconfortante.

Beber café associado à partilha, num local confortável, pode ser o início de uma temporada outonal sublime.

Convide quem ama, partilhe histórias e saboreie café… num momento único e vosso!

O café desperta várias sensações no nosso estado de alma, no nosso corpo e na nossa mente, fazendo dele uma bebida poderosa, essencial, benéfica e recuperadora.

Tome café pelo prazer e pela sua saúde!

Somos mais…Casa do Café!

Beber Café!

03/10/2017

Beber café!

De aroma inconfundível, de sabor autêntico e bebido com ponderação é a garantia de uma vida mais feliz e, evidentemente, mais saudável!

Desfrutar o café é sem dúvida um dos maiores prazeres simples encontrados…

Numa primeira abordagem iremos abordar de onde surge o café e a sua composição para que o leitor perceba que o café além de ser uma bebida deliciosa tem também propriedades que fomentam a saúde e o bem estar geral, desmistificando falsas questões sobre o consumo diário do mesmo.

Simplificando…

O Cafeeiro é o arbusto que fornece as sementes com as quais se produz esta bebida deliciosa e estimulante denominada de café! O café é produzido através dos grãos torrados do fruto do cafeeiro.

Tradicionalmente é servido quente mas hoje em dia é, também, consumido frio e gelado.

Na composição do café encontramos uma variedade de minerais (potássio, cálcio, magnésio, sódio, ferro…), vitaminas ( vitamina do complexo B) e um composto químico natural - o ácido clorogênico que tem um alto poder antioxidante, essenciais ao bom funcionamento do nosso organismo.

O café possui propriedades estimulantes e antioxidantes.

É considerado estimulante por possuir cafeína (geralmente 80 a 140 mg para cada 207 ml dependendo do método de preparação).

café estimula o sistema nervoso central que pode retardar a sensação do sono, aumentar a disposição geral e a energia, aumentar o raciocínio, regular a memória, fomentar o desempenho e resistência muscular, acelerar o metabolismo, pode ajudar a queimar gorduras e elevar os níveis de adrenalina… Pode, ainda, aumentar as habilidades cognitivas, psicomotoras e ser considerado um anti depressivo.

café tem um poder antioxidante ao proteger as células saudáveis contra a acção oxidante dos radicais livres denominadas de moléculas instáveis. Pode reduzir inflamações, doenças cardiovasculares, proteger o sistema imunológico, diminuir os riscos de desenvolver doenças como a Diabetes tipo 2, Alzheimer e Parkinson…

Tome café pelo prazer e pela sua saúde!

Comentários

Sem comentários

Deixe a sua opinião.