Blog Casa do Café

Vantagens de ter máquina de água

17/06/2019
Máquinas de água - casa do Café


A preocupação em beber regularmente água para que o nosso corpo esteja hidratado tem crescido imenso nos últimos tempos. É essa tendência cada vez maior que tem levado as empresas a investirem em máquinas de água para os seus escritórios.

Vantagens de ter uma máquina de água na empresa:

  • Aumento da satisfação e produtividade dos colaboradores
  • Diminuição acentuada no desperdício de água (30 a 40% face à garrafa comum)
  • Água sempre disponível
  • Várias temperaturas disponíveis (fria/natural/quente)
  • Custo reduzido por litro
  • Higiene no consumo
  • De utilização fácil

Os tipos de máquinas de água

Máquina de água com garrafão
Máquinas de água com garrafão reutilizável, não sendo necessário a ligação à rede. Dispões da possibilidade de escolher entre águaquente, fria e natural. Vários tamanhos disponíveis.

Máquina de água com ligação à rede
São máquinas de água com ligação à rede pública, sem necessidade de garrafão e com o filtro de água de carbono incluído. Disponível com interruptores para água fria, quente e natural. Existem vários tamanhos.

Bebedouro

Requerem entrada de água e bujão de drenagem. Incluí termostato para controlar a temperatura da água e pedal para controlar a saída da água. Como as máquinas de água, também existem vários tamanhos.

Os 5 melhores países produtores de café

03/06/2019
cafés de vários países

Cultivado e apreciado em várias culturas, existem cada vez mais tipos diferentes de cafés para agradar o paladar dos consumidores apaixonados. 

Produzido em cerca de 43 países, o grão de café é cultivado e tratado de forma única em cada país. A possibilidade de ser cultivado em várias regiões diferentes, com solos e climas diferentes, dá-lhe uma grande variedade de aromas e sabores.Estes são os países universalmente considerados como os melhores produtores de café. E pode comprar todos aqui na Casa do Café.

Brasil
É o principal produtor de café do mundo, produz aproximadamente 1/3 de todo o café mundial. Produz os grãos de café Arábica e Robusta.

Colômbia
3º maior produtor de café do mundo. O grão de café mais produzido é o Arábica.

Etiópia
Considerada a terra natal do grão de café Arábica. Embora não seja o maior produtor café mundial, a produção de café é a sua principal atividade económica.

Indonésia
Atualmente para além de produzir o grão Arábica também produz as suas variações Java, Sumatra e Sulawesi.

Índia
Conhecida por produzir o café Monsoon Malabar cujas sementes são deixados em tempo chuvoso durante 3 a 4 meses. Este processo faz com que os grãos de café ganhem uma cor e sabor único.

O segredo para escolher o doce que acompanha o seu café

27/05/2019

Quem não gosta de um bom café e um bom doce? O café e o açúcar são bons aliados, mas por vezes a combinação deles não é ideal.

É comum terminar uma refeição com um doce e um café. A escolha do doce é uma questão individual, mas existem opções que são frequentes. O grande segredo para uma harmonia entre o doce e o café está na relação proporcional de intensidade de ambos.

Ao escolher uma sobremesa com um sabor mais forte o ideal será optar por um café mais forte. Já os doces mais leves encaixam perfeitamente com um café coado, para não sobrepor o sabor.

Agora que sabe como fazer as suas escolhas de acompanhamento do café, veja os doces mais frequentemente utilizados:

  1. Biscotios artesanais
  2. Donuts
  3. Quindim
  4. Brigadeiro
  5. Bolo de laranja
  6. Waffles
  7. Cheesecake
  8. Pão de mel
  9. Calda de chocolate
  10. Molotof

Conheça as vantagens do comodato de máquinas de café

20/05/2019

O café é essencial no dia a dia de qualquer empresa, tanto num escritório convencional ou um hotel ou consultório. No entanto, a compra de uma máquina de café envolve custos e preocupações para o dono do estabelecimento. Conheça já as vantagens do comodato de máquinas de café.

Qualidade das máquinas
Ao celebrar um contrato de comodato a Casa do Café é responsável pela qualidade da máquina, e o nosso know-how assegura essa qualidade. Ao comprar máquina terá de escolher entre o preço e a qualidade da máquina.

Café de qualidade
O café fornecido é café Torrié. Qualidade comprovada.

Manutenção e assistência rápida
Ao celebrar um contrato de comodato asseguramos qualquer manutenção e assistência técnica que seja necessária. Se houver uma avaria a máquina será substituída rapidamente.

Sem investimento necessário
Não é necessário comprar uma máquina de café, apenas tem de comprar o café no prazo acordado.

Foco no negócio
Não perde mais tempo em controlar o stock do café, contactar comerciais ou a resolver possíveis avarias das máquinas e pode concentrar-se a 100% no seu negócio.

9 benefícios do café para a saúde comprovados cientificamente

13/05/2019

Beber café diariamente é um hábito saudável. Não acredita? Apresentamos 9 benefícios do café para a sua saúde comprovados cientificamente.

1. Reduz problemas cardíacos
Segundo um estudo da Universidade de Harvard (EUA) quatro chávenas de café diminuem em até 11% o risco de insuficiência cardíaca.

2. Ajuda no emagrecimento
De acordo com um estudo publicado no International Journal of Sports Nutrition e no Scandinavian Journal of Medicine and Science in Sports, a queima de gorduras ocorre graças à ativação do sistema nervoso simpático e a oxidação lipídica. A cafeína aumenta os níveis de adrenalina no sangue, que por sua vez dilui as células de gordura.

3. Previne diabetes
Um estudo, com cerca de 200 mil pessoas de todo o mundo comprovou uma redução de 35% da probabilidade de diabetes nas pessoas que consumiam pelo menos dois cafés por dia.

4. Previne o cancro
O Istituto di Ricerche Farmacologiche Mario Negri divulgou uma análise de pesquisas em que ocorreu uma redução de 41% do desenvolvimento do câncer de fígado em pessoas que bebem café em relação às que não consomem a bebida. 

5. Melhora a memória
A cafeína fortalece alguns tipos de memória num período até 24 horas após o seu consumo, como mostrou um estudo publicado no jornal cientifico Nature Neuroscience. A pesquisa foi realizada com 44 pessoas e comandada por investigadores da Universidade Johns Hopkins (EUA). 

6. Diminui o risco de pedras nos rins
O cálculo renal ocorre quando há formação de massas sólidas nos rins e canais urinários. A Universidade Católica do Sagrado Coração (Itália), levou a cabo um estudo com mais de 200 mil participantes e comprovaram que quem consumia mais café tinha um risco de até 31% menor de ter cálculo renal.

7. Previne o Alzheimer
Um estudo publicado pela revista científica Journal of Neuroinflammation mostra que a substância reforça a barreira sanguínea do cérebro, responsável por proteger o sistema nervoso central contra substâncias químicas presentes no sangue.

9. Combate inflamações
A Universidade de Stanford (EUA) comprovou que a cafeína age contra a inflamação crônica do corpo causada pelo envelhecimento.

9. Reduz risco de AVC
O Nurses Health Study fez uma análise a mais de 83 mil mulheres e mostrou que o consumo regular de café estava associado a uma redução no risco de derrame, devido ao efeito antioxidante da bebida.

Como se fossem preciso mais razões para beber café.

Será que bebe demasiado café? 12 Razões para beber descafeinado

29/04/2019

Na Casa do Café adoramos beber café. E se podermos beber mais, bebemos. Já vimos aqui no blog a quantidade máxima de cafeína geralmente recomendada, e podem haver consequências se ultrapassarmos essa quantidade. Se essas consequências aparecerem pode sempre beber café descafeinado. Veja aqui 12 sintomas do excesso da cafeína e 12 razões para beber um descafeinado. 

1 - Refluxo / sensação de ardor

2 - Nervosismo / Inquietação

3 - Ansiedade

4 - Espasmos musculares

5 - Pensamento e discurso desordenado

6 - Paragens cardiorrespiratórias

7 - Distúrbios gastrointestinais

8 - Desidratação

9 - Insónias

10 - Dores de cabeça

11 - Alucinações

12 - Aumento da pressão sanguínea


Se sente algum destes sintomas beba antes café descafeinado ou reduza a quantidade de cafeína que consome de acordo com as quantidades máximas recomendas.

10 maneiras de fazer o seu café

29/04/2019

Se acha que o café é igual em todo o lado, então está enganada. Além de haver vários tipos de grãos, com sabores muito diferentes uns dos outros, há também diversas formas de preparar esta bebida através de inúmeras receitas para apreciar o seu café.

Neste artigo falamos em 10 maneiras que pode preparar o seu café.

 

Café Expresso

Café Expresso - Blog Casa do Café

Feito através de uma máquina que passa o café moído na pressão, tem o sabor e aromas fortes. Tem também uma espuminha bem cremosa por cima do café de cor acastanhada – avelã.

 

Ristretto, ou então Curto

É um café expresso bem reduzido, só mesmo um golinho de café. Dessa forma, ele manifesta ao máximo seu aroma e contém um baixo teor de cafeína. Os italianos dizem que só na Itália é possível encontrar um café ristretto “de verdade”.

 

Lungo, ou longo

É o contrário ao do curto. Em vez de parar o processo logo nas primeiras gotas, deixa a água escorrer da máquina mais um pouco e faça um expresso mais fraquinho. É menos denso e contém maior quantidade de cafeína.

 

Corretto, ou então “com cheirinho”

O café “corretto” (“com cheirinho”, em Português) é feito através do acrescentar de uma dose de bebida alcoólica (que pode ser um licor, água ardente, conhaque etc) ao expresso.

 

Irish Coffee

É do género do café corretto mas neste caso quando juntamos com whisky tem um nome especial: Irish Coffee.

 

Macchiato

Em Portugal é masis conhecido por “Pingo” (Na zona do Norte) ou “Garoto” (Zona de Lisboa). Comoo café é quente e o leite é frio, algum cafés usam um tipo de creme de leite mais líquido para não estar tão frio.

 

Caffè latte

Corresponde à nossa “meia de leite”. A diferença dele para o macchiato é que o caffè latte tem uma quantidade maior de leite.

 

Cappuccino

Cappuccino, do italiano é um tipo de café com influencia de Itália preparada através de café expresso e leite. Um cappuccino clássico consiste em um terço de café expresso, um terço de leite vaporizado e um terço de espuma de leite vaporizada

 

Americano

O café americano ou simplesmente Americano é um estilo de café preparado por adição de água quente no café, dando uma força semelhante, mas sabor diferente, do café do gotejamento regular. A força de um Americano varia com o número de colheres de café e da quantidade de água adicionada.

 

Café Moka ( para se fazer através de cafeteira)A máquina moka é fácil de utilizar e produz um café com corpo e rico em aromas.

A máquina para o fazer é conhecida com a “Cafeteira”, a mais conhecida tem a forma de uma ampulheta, podendo ser encontrada em formas e estilos diferentes. Embora o design mude, o princípio de funcionamento é o mesmo: a água da base aquece, a pressão do vapor a 2 atmosferas passa através do café moído e está pronto para ser consumido. Para que o café saia perfeito, a moagem não deve ser muito fina e deve ser feita em fogo brando. Não manter a cafeteira sobre o fogo por muito tempo.

 

Excesso de cafeína - Qual a quantidade máxima recomendada?

15/04/2019

A cafeína é o estimulante mais consumido em todo o mundo. A estimativa é que o consumo mundial de cafeína seja na ordem de 120 mil toneladas por ano. A cafeína apresenta inúmeros benefícios, mas quando ingerida em demasia pode acarretar efeitos nocivos para a saúde.

Mas a partir de que quantidade é que é demasiada cafeína? 

Depende. A quantidade máxima recomendada diária de cafeína depende de vários fatores como idade, género, peso e condições gerais de saúde. No entanto, existe um consenso geral:

Para um adulto a quantidade máxima geral recomendada é de 400 mg por dia, equivalente a quatro chávenas de 50 mililitros de café expresso. No entanto, é preciso ter atenção ao consumo de outras bebidas: a cafeína não está presente apenas no café, mas também em produtos como refrigerantes, chás e bebidas energéticas.

Para mulheres em idade reprodutiva, principalmente para as que estão grávidas, o limite é de 300 mg por dia. O metabolismo das mulheres é mais lento, contribuindo para o prolongamento do tempo de absorção da cafeína no organismo o que pode acentuar os seus efeitos.

Para crianças, a partir dos 4 anos, recomenda-se um máximo de 2,5 mg de cafeína diária por quilo de peso. As principais fontes de cafeína consumidas pelas crianças são refrigerantes, barras de chocolate e leites achocolatados.

Pessoas com predisposição genética para problemas relacionados com o consumo da cafeína ou alguma condição de saúde devem ter mais cuidados com a cafeína e consultar um médico para saberem se a quantidade de cafeína que estão a consumir pode ser prejudicial.

Agora já sabe, beba o seu café à vontade, mas tente não exceder as quantidades máximas recomendadas. 

8 factos científicos sobre o café

08/04/2019

Vários estudos científicos sobre uma das bebidas mais produzidas e consumidas do mundo já foram feitos e comprovam os efeitos e benefícios do café no organismo. Além de acelerar o metabolismo, melhorar a concentração e estimular a memória, algumas descobertas menos famosas podem servir para explicar por que tantas pessoas gostam, ou são quase viciadas, na bebida cafeinada:

Você não precisa de café logo depois de acordar

O corpo humano produz um hormônio chamado cortisol, que promove a sensação de alerta. O cortisol é liberado de acordo com o período do dia e costuma atingir seu nível máximo assim que saímos da cama. Em outras palavras, tomar café logo após acordar é um desperdício de cafeína: o ideal é esperar algum tempo. Se você se levanta às 8h, tome café a partir das 9h30. No período da tarde, o ideal é tomar uma xícara entre 13h30 e 17h, quando o hormônio reduz sua quantidade no organismo.

O composto químico da cafeína é parecido com um neurotransmissor do sono

Durante o dia, seu cérebro produz níveis naturais de adenosina, que regula a função cerebral. A cafeína “imita” esses receptores, com a mesma função de controlar a intensidade do seu sono. Por acaso, o composto químico dos dois é bastante similar.

Café pode ajudar a prevenir Alzheimer e outras doenças

Um estudo desenvolvido na Faculdade de Medicina de Lisboa, em Portugal, afirmou que o consumo de café pode retardar os sintomas do Alzheimer. Outras pesquisas já provaram que beber café também diminui os riscos de doenças como diabetes tipo 2, depressão e Parkinson.

A cafeína forma naturalmente pequenos cristais de 40 micrômetros de tamanho. A foto acima venceu um prêmio de fotografia científica em 2012, por mostrar algo comum e rotineiro em um ângulo diferente.

Café pode ser viciante

Quanto mais café você toma ao longo dos anos, maior é a possibilidade de alterar a química do seu cérebro. Com o aumento do consumo de cafeína, mais receptores de adenosina são produzidos e você automaticamente vai precisar beber mais café para poder conectá-los. Esse processo, por sua vez, pode causar dependência e sintomas de abstinência — fadiga, irritabilidade, dores de cabeça — se você tentar reduzir o consumo.

Os efeitos da cafeína surgem 10 minutos após o primeiro gole

Um estudo feito pela Universidade de Barcelona, na Espanha, mostrou que, após 10 minutos, a cafeína atinge metade de sua concentração máxima no sangue, suficiente para começar a causar algum efeito. Em 45 minutos, quando alcança o nível máximo, já pode deixá-lo mais alerta. Dependendo da velocidade com que o organismo absorve a “droga”, é possível manter esse efeito por 3 a 5 horas.

Abelhas também amam o café

O néctar de algumas flores possui níveis pequenos de cafeína, que é usada para atrair abelhas e também pode melhorar a memória do inseto, segundo estudo publicado no periódico Science.

Além da cafeína, vários compostos do café fazem bem para a saúde

Os outros compostos incluem antioxidantes, que protegem o corpo dos malefícios de radicais livres. Essas moléculas causam envelhecimento e estão associadas a doenças como câncer e problemas cardíacos, distúrbios que o café também ajuda a prevenir.

4 mitos sobre o café que não são totalmente verdadeiros

01/04/2019
O café ajuda perder peso? Causa hipertensão? Veja as 4 respostas a alguns mitos que existem sobre esta bebida.

Ajuda a perder peso.
"Nem por isso. Pode dizer-se que o efeito estimulante do café poderá aumentar o metabolismo, mas calma. Uma vez que é um alimento termogénico, pode levar a um aumento do metabolismo, mas não é por isso que nos faz perder peso. É certo que aumenta ligeiramente o metabolismo, mas apenas ligeiramente", revela à Maria Gama numa entrevista. Portanto, não conte com ele para o fazer emagrecer milagrosamente.

As grávidas não devem beber café.
Vamos resumir tudo numa frase: não dever beber café é diferente de reduzir o seu consumo. Segundo especialistas, é aconselhado que as grávidas diminuam o seu consumo, para cerca de um café por dia, já que têm menos capacidade de o metabolizar. Mas atenção: não têm de deixar de beber.

O café faz mal à saúde.
"Desde que moderado, não existe problema em consumi-lo. Combate a fadiga, aumenta os níveis de alerta e de atenção e pode também ter um efeito protetor contra diversas doenças, como o cancro do cólon, diabetes tipo II e doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson, entre outras. Além disso, a cafeína pode melhorar ligeiramente o rendimento desportivo", por Maria Gama.

Causa hipertensão.
Apesar de causar um pequeno aumento da tensão arterial, ao contrário do que se possa pensar, o consumo moderado pode ter um efeito protetor do sistema cardiovascular. De acordo com Maria Gama, o consumo de café não está associado a um maior número de casos de hipertensão arterial ou arritmias.
Portanto, pode beber sem medos desde que, claro, não ultrapasse a quantidade recomendada. Ou seja, o consumo diário deve estar entre 200 a 400 miligramas, o que se traduz em dois a quatro expressos por dia. Acima destes valores não será interessante, uma vez que não existe nenhum benefício e poderá levar a insónias ou ansiedade.

Comentários

Sem comentários

Deixe a sua opinião.