Blog Casa do Café

A importância do café para a motivação dos seus colaboradores

11/09/2019
Café é um efeito motivador

Importância do café para a motivação dos seus colaboradores

Uma das chaves para o bom funcionamento de uma empresa e um bom ambiente profissional é sem dúvida a motivação de todos os colaboradores. Um colaborador motivado não só está focado nas metas a atingir como vai tornar o escritório um lugar mais agradável.

Anteriormente já abordamos 5 dicas para aumentar a motivação de todos os seus colaboradores, vamos então perceber como é que o café pode ser mais um elemento motivador para os seus colaboradores.

Melhor performance dos colaboradores

A cafeína presente no café tem efeitos estimulantes na memória e capacidade de concentração de quem o consome. Naturalmente isto traduz-se numa maior performance nos seus colaboradores o que é bom para a empresa e para eles.

A cafeína dá energia

Vai haver um dia em que alguém vai estar com menos energia, seja porque dormiu mal ou por outras eventualidades da vida. O café também pode ajudar os colaboradores a manterem se despertos quando houver uma carga de trabalho maior.

Proporciona um ambiente agradável

Tendo café, ou outras regalias como chá por exemplo, permite aos colaboradores relaxarem e não terem de se preocupar em ir ao café mais próximo para beber um café

É uma recompensa – mostra que valoriza os seus colaboradores

Todos gostamos de nos sentir valorizados e que o trabalho que fazemos está a ser reconhecido. Ao oferecer café aos seus colaboradores está a fazer precisamente isso e sem um custo muito grande para si. Ás vezes são pequenas coisas que podem fazer a diferença para a motivação de um grupo de pessoas, e o café certamente é uma delas. Para manter o custo do café baixo recomendamos a colocação gratuita de uma máquina de café em que paga apenas o café. No caso de uma empresa com vários colaboradores em que possa ficar dispendioso pagar o café a todos recomendamos a colocação de máquina de café com dispensador de moedas.

 

Valerá a pena o preço mais alto do café em cápsulas?

29/07/2019
Cápsulas de café

Há pouco mais de 10 anos as máquinas de café em cápsulas começaram a aparecer nas casas dos portugueses. Quem tinha uma máquina de cápsulas em casa tinha a possibilidade de experimentar uma enorme variedade de intensidades e aromas da bebida. Por outro lado, há sempre quem prefira o café moído tradicional. Mas afinal qual é o melhor tipo de café e qual devemos escolher? Valerá a pena o preço mais caro do café em cápsulas?


No artigo de hoje tentamos dar reposta às grandes questões do consumo de café: qual deve escolher, qual traz mais vantagens e qual é a forma mais económica de saborear a sua fonte de cafeína preferida.

Não é novidade para ninguém que o café em cápsulas é mais caro que o café moído. No entanto, são versáteis e permitem provar novos e múltiplos sabores diferentes.

Vantagens das cápsulas:

Talvez as principais vantagens do café em cápsulas são a simplicidade e a comodidade. As máquinas de café em cápsula são mais e rápidas e simples de usar. A cápsula do café, feita com encapsulamento hermético, tem também um efeito preservador fazendo com que o café em cápsula mantenha as suas propriedades mais importantes. Já o café em pó pode perder uma quantidade significativa do seu sabor quando é aberta a embalagem. A manutenção das máquinas de cápsulas em si também é uma vantagem uma vez que não acumula tanta sujidade como as outras máquinas.


Desvantagens das cápsulas:


Existem duas desvantagens que apontamos às máquinas de café em cápsulas: o preço e a fidelização a uma marca de café.
Grande parte das máquinas de café exige a utilização de cápsulas da mesma marca, obrigando o consumidor a comprar sempre a mesma marca e estar sujeito aos preços e sabores que eles pratiquem.


Então qual a melhor solução?


Para quem não consume muito café pode ser vantajoso a máquina de café em cápsula, uma vez que os custos não vão chegar a valores muito elevados se não se consumir muito café. Se não quiser ficar sujeito à fidelização aos cafés da marca considere a colocação gratuita de uma máquina de café em que paga apenas o café. Ao fim de um ano pode cancelar.

Para quem consome mais café – famílias numerosas e empresas - a resposta é óbvia: colocação gratuita de máquina de café de cápsulas em que paga apenas o café. Assim tem todas as vantagens das cápsulas de café sem ter de o custo associado à aquisição da máquina e pode mudar a marca da máquina ao fim de um ano.

5 dicas para aumentar a motivação dos seus colaboradores

22/07/2019
trabalho de equipa

Funcionários motivados são a chave do sucesso em qualquer negócio. manter a equipa de trabalho motivada deve ser uma prioridade em qualquer empresa. Hoje reunimos as melhores dicas para motivar os seus funcionários a obter resultados exemplares.

O que é concretamente a motivação no trabalho?

À primeira vista, o conceito de motivação pode parecer algo subjetivo, mas a verdade é que a empresa, através dos seus gestores e também do departamento de recursos humanos, pode colocar em prática uma série de iniciativas impulsionar as atitudes do funcionário com foco na realização eficaz das tarefas para as quais ele é designado.

Esteja atento às necessidades dos colaboradores

O simples fato de perceber que a empresa está preocupada com o seu bem-estar impulsiona cada membro da equipa a dar o seu melhor.

Salários e benefícios compatíveis com o mercado

Um dos fatores mais importantes para a motivação é, sem dúvida, a remuneração
Ninguém fica motivado quando pode ganhar mais a ter as mesmas funções e responsabilidades.

Estabeleça metas e incentivos concretos para cada colaborador

Estabelecer metas claras e exequíveis é uma excelente maneira de nortear os colaboradores e conseguir resultados.
Aqui entram os chamados KPIs (Indicadores-Chave de Performance).
É preciso que toda a equipa tenha a noção dos objetivos e do prazo que devem ser cumpridos.

Reconhecimento e feedback

Mesmo que o feedback não seja positivo, é importante para a motivação no trabalho que os colaboradores saibam como estão sendo vistos pela empresa.
O feedback ajuda o funcionário a perceber em que pontos estás a fazer um bom trabalho e em quais precisa melhorar.

Proporcione um ambiente agradável

Por fim, proporcione um ambiente agradável. Invista num espaço de convivência, ideal para aqueles momentos pós-almoço e para uma pausa para o relaxamento. Coloque uma máquina de café (nós colocamos gratuitamente) e ofereça o café aos seus colaboradores.

Dúvidas mais frequentes sobre a colocação gratuita de máquinas de café

08/07/2019
cápsulas de café

A colocação gratuita de uma máquina de café às vezes levanta algumas dúvidas. Não pago mesmo nada pela máquina? Posso ficar com a máquina? Qual é o consumo mínimo de cafés para ter direito à máquina?
Todas essas perguntas e muitas mais são respondidas neste artigo.

Tenho de pagar a máquina?

Não. Com a colocação da máquina de café apenas paga o café que consome em forma de avença.

Existe consumo mínimo da avença?

O consumo mínimo por mês é de 100 cafés. Pode escolher comprar mais cafés para vários meses e aproveitar o preço por café mais baixo.

Com que frequência é paga a avença? Todos os meses? De dois em dois meses?

A frequência com que paga a avença depende da avença escolhida. Quanto maior a quantidade de cafés na avença, menor a frequência de pagamento e menor o preço por café. O pagamento é feto automaticamente por transferência ou à transportadora.

Posso ter mais do que uma máquina?

Sim, mas com um consumo mínimo por cada máquina.

Posso ter um dispensador para cápsulas de café?

Sim, mas com um consumo mínimo relativo ao dispensador de 100 cafés mensais.

Qual é o método de pagamento?

O pagamento é feito automaticamente por transferência ou à transportadora.

Qual é o prazo da avença?

A avença tem um prazo mínimo de 12 meses.

É possível alterar a avença?

Sim. Pode alterar a quantidade de cafés que consome mensalmente na avença desde que não sejam menos que a quantidade mínima de 100 cafés por mês e avise com antecedência de até 5 dias úteis antes da data da próxima avença para o e-mail comercial@casadocafe.pt.

É possível aumentar a quantidade de cafés da avença?

Sim. Pode aumentar a quantidade de cafés que consome mensalmente na avença desde que avise até 5 dias úteis antes da data da próxima avença através de um e-mail para comercial@casadocafe.pt.

É possível diminuir a quantidade de cafés da avença?

Sim. Pode diminuir a quantidade de cafés que consome mensalmente na avença desde que não sejam menos que a quantidade mínima de 100 cafés por mês e avise até 5 dias úteis antes da data da próxima avença através de um e-mail para comercial@casadocafe.pt.

A renovação da avença é automática?

Sim. No fim dos 12 meses a avença é renovada automaticamente caso não cancele.

Como devo proceder para cancelar a avença?

Para cancelar a avença caso já tenham passado os 12 meses do acordo deve enviar um e-mail para comercial@casadocafe.pt com 30 dias de antecedência

No fim do período da avença fico com a máquina?

Não. As máquinas de café colocadas continuam a ser propriedade da Casa do Café e serão levantadas caso cancele a avença após 12 meses.

O que acontece em caso de avaria ou mau funcionamento da máquina?

Em caso de avaria ou mau funcionamento da máquina a mesma será levantada para reparação. Temporariamente será colocada uma máquina substituta até a máquina original estiver reparada. A substituição temporária tem um custo de logística de 10€. Caso a máquina esteja no período de garantia e o problema da máquina não tenha sido causado por uso desacuado apenas paga o custo de logística. Nos casos em que o desacuado da máquina ter originado a avaria terá de pagar a reparação da máquina e o custo de logística.

Vantagens de ter máquina de água na sua empresa

17/06/2019
Máquinas de água - casa do Café


A preocupação em beber regularmente água para que o nosso corpo esteja hidratado tem crescido imenso nos últimos tempos. É essa tendência cada vez maior que tem levado as empresas a investirem em máquinas de água para os seus escritórios.

Vantagens de ter uma máquina de água na empresa:

  • Aumento da satisfação e produtividade dos colaboradores
  • Diminuição acentuada no desperdício de água (30 a 40% face à garrafa comum)
  • Água sempre disponível
  • Várias temperaturas disponíveis (fria/natural/quente)
  • Custo reduzido por litro
  • Higiene no consumo
  • De utilização fácil

Os tipos de máquinas de água

Máquina de água com garrafão
Máquinas de água com garrafão reutilizável, não sendo necessário a ligação à rede. Dispões da possibilidade de escolher entre águaquente, fria e natural. Vários tamanhos disponíveis.

Máquina de água com ligação à rede
São máquinas de água com ligação à rede pública, sem necessidade de garrafão e com o filtro de água de carbono incluído. Disponível com interruptores para água fria, quente e natural. Existem vários tamanhos.

Bebedouro

Requerem entrada de água e bujão de drenagem. Incluí termostato para controlar a temperatura da água e pedal para controlar a saída da água. Como as máquinas de água, também existem vários tamanhos.

Os 5 melhores países produtores de café

03/06/2019
cafés de vários países

Cultivado e apreciado em várias culturas, existem cada vez mais tipos diferentes de cafés para agradar o paladar dos consumidores apaixonados. 

Produzido em cerca de 43 países, o grão de café é cultivado e tratado de forma única em cada país. A possibilidade de ser cultivado em várias regiões diferentes, com solos e climas diferentes, dá-lhe uma grande variedade de aromas e sabores.Estes são os países universalmente considerados como os melhores produtores de café. E pode comprar todos aqui na Casa do Café.

Brasil
É o principal produtor de café do mundo, produz aproximadamente 1/3 de todo o café mundial. Produz os grãos de café Arábica e Robusta.

Colômbia
3º maior produtor de café do mundo. O grão de café mais produzido é o Arábica.

Etiópia
Considerada a terra natal do grão de café Arábica. Embora não seja o maior produtor café mundial, a produção de café é a sua principal atividade económica.

Indonésia
Atualmente para além de produzir o grão Arábica também produz as suas variações Java, Sumatra e Sulawesi.

Índia
Conhecida por produzir o café Monsoon Malabar cujas sementes são deixados em tempo chuvoso durante 3 a 4 meses. Este processo faz com que os grãos de café ganhem uma cor e sabor único.

O segredo para escolher o doce que acompanha o seu café

27/05/2019

Quem não gosta de um bom café e um bom doce? O café e o açúcar são bons aliados, mas por vezes a combinação deles não é ideal.

É comum terminar uma refeição com um doce e um café. A escolha do doce é uma questão individual, mas existem opções que são frequentes. O grande segredo para uma harmonia entre o doce e o café está na relação proporcional de intensidade de ambos.

Ao escolher uma sobremesa com um sabor mais forte o ideal será optar por um café mais forte. Já os doces mais leves encaixam perfeitamente com um café coado, para não sobrepor o sabor.

Agora que sabe como fazer as suas escolhas de acompanhamento do café, veja os doces mais frequentemente utilizados:

  1. Biscotios artesanais
  2. Donuts
  3. Quindim
  4. Brigadeiro
  5. Bolo de laranja
  6. Waffles
  7. Cheesecake
  8. Pão de mel
  9. Calda de chocolate
  10. Molotof

Conheça as vantagens do comodato de máquinas de café

20/05/2019

O café é essencial no dia a dia de qualquer empresa, tanto num escritório convencional ou um hotel ou consultório. No entanto, a compra de uma máquina de café envolve custos e preocupações para o dono do estabelecimento. Conheça já as vantagens do comodato de máquinas de café.

Qualidade das máquinas
Ao celebrar um contrato de comodato a Casa do Café é responsável pela qualidade da máquina, e o nosso know-how assegura essa qualidade. Ao comprar máquina terá de escolher entre o preço e a qualidade da máquina.

Café de qualidade
O café fornecido é café Torrié. Qualidade comprovada.

Manutenção e assistência rápida
Ao celebrar um contrato de comodato asseguramos qualquer manutenção e assistência técnica que seja necessária. Se houver uma avaria a máquina será substituída rapidamente.

Sem investimento necessário
Não é necessário comprar uma máquina de café, apenas tem de comprar o café no prazo acordado.

Foco no negócio
Não perde mais tempo em controlar o stock do café, contactar comerciais ou a resolver possíveis avarias das máquinas e pode concentrar-se a 100% no seu negócio.

9 benefícios do café para a saúde comprovados cientificamente

13/05/2019

Beber café diariamente é um hábito saudável. Não acredita? Apresentamos 9 benefícios do café para a sua saúde comprovados cientificamente.

1. Reduz problemas cardíacos
Segundo um estudo da Universidade de Harvard (EUA) quatro chávenas de café diminuem em até 11% o risco de insuficiência cardíaca.

2. Ajuda no emagrecimento
De acordo com um estudo publicado no International Journal of Sports Nutrition e no Scandinavian Journal of Medicine and Science in Sports, a queima de gorduras ocorre graças à ativação do sistema nervoso simpático e a oxidação lipídica. A cafeína aumenta os níveis de adrenalina no sangue, que por sua vez dilui as células de gordura.

3. Previne diabetes
Um estudo, com cerca de 200 mil pessoas de todo o mundo comprovou uma redução de 35% da probabilidade de diabetes nas pessoas que consumiam pelo menos dois cafés por dia.

4. Previne o cancro
O Istituto di Ricerche Farmacologiche Mario Negri divulgou uma análise de pesquisas em que ocorreu uma redução de 41% do desenvolvimento do câncer de fígado em pessoas que bebem café em relação às que não consomem a bebida. 

5. Melhora a memória
A cafeína fortalece alguns tipos de memória num período até 24 horas após o seu consumo, como mostrou um estudo publicado no jornal cientifico Nature Neuroscience. A pesquisa foi realizada com 44 pessoas e comandada por investigadores da Universidade Johns Hopkins (EUA). 

6. Diminui o risco de pedras nos rins
O cálculo renal ocorre quando há formação de massas sólidas nos rins e canais urinários. A Universidade Católica do Sagrado Coração (Itália), levou a cabo um estudo com mais de 200 mil participantes e comprovaram que quem consumia mais café tinha um risco de até 31% menor de ter cálculo renal.

7. Previne o Alzheimer
Um estudo publicado pela revista científica Journal of Neuroinflammation mostra que a substância reforça a barreira sanguínea do cérebro, responsável por proteger o sistema nervoso central contra substâncias químicas presentes no sangue.

9. Combate inflamações
A Universidade de Stanford (EUA) comprovou que a cafeína age contra a inflamação crônica do corpo causada pelo envelhecimento.

9. Reduz risco de AVC
O Nurses Health Study fez uma análise a mais de 83 mil mulheres e mostrou que o consumo regular de café estava associado a uma redução no risco de derrame, devido ao efeito antioxidante da bebida.

Como se fossem preciso mais razões para beber café.

Será que bebe demasiado café? 12 Razões para beber descafeinado

29/04/2019

Na Casa do Café adoramos beber café. E se podermos beber mais, bebemos. Já vimos aqui no blog a quantidade máxima de cafeína geralmente recomendada, e podem haver consequências se ultrapassarmos essa quantidade. Se essas consequências aparecerem pode sempre beber café descafeinado. Veja aqui 12 sintomas do excesso da cafeína e 12 razões para beber um descafeinado. 

1 - Refluxo / sensação de ardor

2 - Nervosismo / Inquietação

3 - Ansiedade

4 - Espasmos musculares

5 - Pensamento e discurso desordenado

6 - Paragens cardiorrespiratórias

7 - Distúrbios gastrointestinais

8 - Desidratação

9 - Insónias

10 - Dores de cabeça

11 - Alucinações

12 - Aumento da pressão sanguínea


Se sente algum destes sintomas beba antes café descafeinado ou reduza a quantidade de cafeína que consome de acordo com as quantidades máximas recomendas.

Comentários

Sem comentários

Deixe a sua opinião.