Excesso de cafeína - Qual a quantidade máxima recomendada?15/04/2019

A cafeína é o estimulante mais consumido em todo o mundo. A estimativa é que o consumo mundial de cafeína seja na ordem de 120 mil toneladas por ano. A cafeína apresenta inúmeros benefícios, mas quando ingerida em demasia pode acarretar efeitos nocivos para a saúde.

Mas a partir de que quantidade é que é demasiada cafeína? 

Depende. A quantidade máxima recomendada diária de cafeína depende de vários fatores como idade, género, peso e condições gerais de saúde. No entanto, existe um consenso geral:

Para um adulto a quantidade máxima geral recomendada é de 400 mg por dia, equivalente a quatro chávenas de 50 mililitros de café expresso. No entanto, é preciso ter atenção ao consumo de outras bebidas: a cafeína não está presente apenas no café, mas também em produtos como refrigerantes, chás e bebidas energéticas.

Para mulheres em idade reprodutiva, principalmente para as que estão grávidas, o limite é de 300 mg por dia. O metabolismo das mulheres é mais lento, contribuindo para o prolongamento do tempo de absorção da cafeína no organismo o que pode acentuar os seus efeitos.

Para crianças, a partir dos 4 anos, recomenda-se um máximo de 2,5 mg de cafeína diária por quilo de peso. As principais fontes de cafeína consumidas pelas crianças são refrigerantes, barras de chocolate e leites achocolatados.

Pessoas com predisposição genética para problemas relacionados com o consumo da cafeína ou alguma condição de saúde devem ter mais cuidados com a cafeína e consultar um médico para saberem se a quantidade de cafeína que estão a consumir pode ser prejudicial.

Agora já sabe, beba o seu café à vontade, mas tente não exceder as quantidades máximas recomendadas. 

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