Saiba quais são os países que produzem o melhor café04/03/2019

O café é uma das bebidas mais populares do mundo. Está presente na maioria dos lares e faz parte do dia-a-dia dos Portugueses.

Desde os seus primeiros registros em África, o café atravessou a história e espalhou-se pelos cinco continentes, encontrando o seu ambiente ideal de cultivo nas regiões mais situadas entre os trópicos.

Fizemos uma lista dos melhores países produtores de café e enumeramos mais abaixo, confira quais os países que se destacam pela excelência do seu café, sabor, aroma e intensidade.

Brasil

O Brasil é o principal produtor de café em quantidade, sendo responsável pela produção de 1/3 do café mundial. O café é cultivado em vários estados brasileiros, como Bahia, São Paulo e Espírito Santo, mas Minas Gerais, principalmente o sul de Minas, destaca-se como principal produtor, com grande variedade de origens e diversidade de cafés.

Colômbia

O café colombiano é famoso por sua elevada qualidade e sabor mais marcante, sendo considerado por muitos um dos melhores cafés do mundo. Possui corpo médio, baixa acidez e sabor levemente adocicado, com notas amendoadas.

Panamá

O cultivo de café é bastante tradicional na América Central graças às suas condições geográficas e climáticas favoráveis.

Nesta região, além da Costa Rica, Honduras e Guatemala, o Panamá vem se destacando no cenário de café gourmet com produtos mundialmente reconhecidos por agradar os paladares mais exigentes.

Índia

O café indiano é muito apreciado, especialmente na Europa, sendo este seu principal foco de exportação.

Cerca de 40% da produção de café na Índia é de variedade Arábica e o seu principal grão é o Monsooned Malabar, um café com um aroma único e textura suave.

Indonésia

O café cultivado na Indonésia possui aroma e espessura leves, tons frutados e apresenta sabor mais doce e menos ácido.

Possui um dos grãos mais famosos do mundo, o Java, cultivado na ilha de mesmo nome. Outros grãos se destacam, como os cultivados em Sumatra e Sulawesi.

Iêmen

Este país ficou famoso no circuito de café gourmet graças ao café Mocha.

O Mocha é um grão levemente menor e mais arredondado que outros de variedade Arábica e a sua principal característica é o sabor achocolatado.

Quênia

O Quênia produz um café mais encorpado, forte, ácido e rico em notas frutais.

O Arábica queniano possui elevada qualidade, sendo considerado por alguns especialistas como um dos melhores cafés do mundo. É cultivado em grandes altitudes e sob sol forte, que lhe confere sabor mais intenso e maduro.

Etiópia

O café Arábica, tipo de grão mais difundido atualmente, é originário desta região, sendo a Etiópia seu grande produtor, exportador e consumidor. Produz cerca de 3,8 milhões de sacos de café por ano, configurando a principal atividade econômica do país.

Comentários

Sem comentários

Deixe a sua opinião.